O Gelo e seus benefícios.

A crioterapia ou “terapia com gelo” tem como objetivo reduzir a dor, o espasmo muscular, fluxo sanguíneo local e regional, diminuir o metabolismo, causar uma hipóxia secundária, diminuir o processo inflamatório, reduzir edema, entre outros. A utilização do gelo nas lesões é muito antiga, dizem que antes de Cristo, o gelo já era utilizado para “analgesia”.

 Em que situações você pode usá-lo ? Praticamente em todos os traumas : pancadas, entorses, lesões de ligamentos, lesões musculares, etc. Ou seja, desde um “galo”na testa de uma criança que caiu até uma torção grave de joelho.
   Como se pode fazer essa aplicação ?

 a) bolsas de gel (são práticas, encontradas em qualquer farmácia e ficam geladas depois de alguns minutos no congelador). 
b) gelo em toalha (dobre uma toalha de rosto, coloque gelo picado na dobra como se fosse um sanduíche). 

c) diretamente (pedra de gelo aplicada diretamente no local contundido, útil para pequenas articulações, como dedos, por exemplo). 

d) spray ( é o gelo sob a forma de gás, mais usado em ambientes profissionais).
   
Por quanto tempo ? Nas regiões grandes (ombro, cotovelo, coxa, joelho, tornozelo, etc) a aplicação deve durar de 20 a 30 minutos. Menos que isso, o efeito não é completo e mais do que isso é desnecessário e pode ser perigoso. Nos dedos das mãos e dos pés, o tempo não pode ser superior a 10 minutos. Estas aplicações podem ser repetidas a cada 2 ou 3 horas até se procurar um médico. Cuidados : Se a contusão provocou um ferimento cortante e saiu sangue, cubra o local com gaze esterilizada para aplicar o gelo, evitando infecções. Não ultrapasse os 30 minutos. É perigoso aplicar o gelo e pegar no sono deixando o local sob a ação do gelo por mais de uma hora porque pode ocorrer lesão nos nervos. Tratadas imediatamente com gelo, as contusões se tornam de efeitos mais brandos e o tempo de recuperação fica bem menor. Não tenha receio de faz.

Bookmark and Share

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário